O que é ERP e como integrar com as suas estratégias de Marketing

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O software de gestão empresarial simplifica os processos da empresa e possibilita a criação de campanhas de marketing assertivas. Saiba mais sobre o ERP e os seus muitos benefícios.

Você já ouviu falar em ERP? Conhecido como sistema integrado de gestão empresarial, ele é uma poderosa ferramenta utilizada para concentrar todas as informações relevantes de sua empresa em um mesmo local. 

Por meio de um software específico, ele facilita a comunicação entre os setores da companhia e possibilita que os gestores tomem as melhores decisões a favor da organização, melhorando a qualidade do produto e consequentemente, aumentando o lucro.

Isso é possível graças à clareza das informações oferecidas pelo sistema. Por sua vez, estas, quando aplicadas nas suas estratégias de marketing, produzem resultados significativos para os seus negócios. Quer saber como fazer isso? Então leia o artigo a seguir até o final! Bom proveito!

 

O que é ERP?

De forma geral, o ERP é classificado como um sistema de gestão empresarial. Ele faz a integração de vários setores da empresa e reúne em um único lugar dados importantes para a administração do negócio

Aliás, a sua própria sigla muito diz sobre a sua importância. A princípio, ela significa Enterprise Resource Planning, ou seja, Sistema Integrado de Gestão Empresarial, em português. 

De acordo com a SEMrush, o sistema otimiza os processos de produção, compra, venda e de marketing da empresa por meio do cruzamento de dados. 

Esse método começou a tomar forma durante a década de 1950, quando novas tecnologias começaram a surgir nos setores industriais de todo o mundo. Mas, a ideia da integração só foi colocada em prática na década de 90, com a criação de programas focados em simplificar as tarefas empresariais.

O fato é que o seu uso facilita a comunicação de setores estratégicos dentro da empresa, como contabilidade, marketing, vendas, recursos humanos, entre outros. E isso, é claro, proporciona diversas vantagens para um empreendimento, tais como:

  • Armazenamento organizado de todas as informações relevantes da empresa;
  • Automatização de tarefas a partir da interligação de diferentes setores;
  • Maior capacidade de concentração de recursos de cada setor;
  • Possibilidade de definir estratégias conjuntas de setores para o sucesso da empresa.

De maneira geral, o ERP é capaz de tornar uma empresa mais competitiva no mercado em que atua. Isso porque melhora a produtividade das equipes e permite decisões e ações mais assertivas em prol do negócio

Além disso, pode ser integrado às estratégias de marketing da empresa, com a finalidade de conquistar mais clientes e aumentar o faturamento. Quer saber como? Leia o tópico abaixo!

 

Como integrar um ERP com a sua estratégia de marketing

Depois de entender melhor o que é um sistema ERP, como ele funciona e quais vantagens ele oferece ao seu negócio, o próximo passo é fazer uso dessa tecnologia com foco em ações de marketing de sucesso. Para isso, basta seguir algumas dicas importantes.

Relacionamento com clientes e leads

Inegavelmente o sistema ERP facilita que as empresas se aproximem do seu público-alvo. Mas como isso é possível? Através do armazenamento de informações relevantes sobre um lead ou cliente, por exemplo: data de nascimento e último produto comprado.

A partir disso, é possível adotar estratégias de marketing com foco na conversão e fidelização de clientes, como e-mail personalizado no dia do aniversário ou uma newsletter promovendo um produto ou serviço.  

 

Vendas

Além disso, cabe ainda destacar que a integração proporcionada pelo ERP também melhora consideravelmente as receitas de vendas da empresa. Afinal de contas, com o conhecimento dos dados sobre os clientes e das informações dos outros setores é possível descobrir preferências. 

Assim, se torna viável investir em produtos ou serviços que de fato satisfaçam as necessidades do consumidor e que tragam resultados positivos para a empresa. Certamente isso fará com que o seu empreendimento se destaque frente aos concorrentes e se consolide de vez no mercado!

 

Relatório de Retorno de Investimento (ROI)

Por fim, mas não menos importante, temos o relatório do retorno sobre o Investimento. O ROI permite que você analise os investimentos feitos em prol de sua empresa e saiba com precisão quais deles estão se convertendo em mais negócios e vendas. 

As informações trazidas pelo ERP auxiliam a calcular quais ações e campanhas de marketing têm trazidos os melhores resultados. Assim, é possível avaliar o que está dando certo e o que pode ser melhorado para alcançar as metas da empresa.

 

Quais são as vantagens de usar ERP para marketing?

Já faz algum tempo que a integração entre setores tem sido o segredo do sucesso de várias empresas. Com a centralização de informações e de trabalho que o ERP proporciona, essas medidas se tornam ainda mais eficientes.

Existe uma série de benefícios que envolvem o uso do ERP para marketing. Entre os principais se destacam:

  • Melhora na comunicação e oferecimento de soluções efetivas para os clientes;
  • Aumento no interesse por seus produtos e serviços, e consequentemente nas vendas;
  • Relatórios detalhados que podem contribuir no desenvolvimento de personas e auxiliar os clientes ao longo da jornada de compra;
  • Ajuda na criação de insights que sejam efetivos em estratégias de marketing e tragam os resultados que você espera.

Tenha em mente que não importa o tamanho da empresa, ou se o serviço de marketing é setorizado ou terceirizado. O controle de informações e tarefas oferece benefícios em todos os negócios em que é aplicado.

 

Como escolher um ERP para a área de marketing?

Atualmente, existem diversos softwares de ERP. Nesse sentido, escolher um programa que traga as soluções de marketing que sua empresa precisa é fundamental. Mas, para isso, é preciso levar alguns detalhes em conta:

  • Um ERP pode ser dividido em On-premise ou nuvem. Cada um deles tem diferenças em seus códigos, banco de dados e interface. Avalie ambos os modelos e veja qual é a melhor alternativa para sua empresa;
  • Embora existam no mercado programas gratuitos e pagos, a segunda opção oferece mais funcionalidades. Por isso, pode ser a mais recomendada para as suas estratégias de marketing;
  • Antes de escolher um software de gestão, veja se de fato ele integra todos os setores da empresa. Além disso, analise se ele é de fácil aprendizado ou se irá demandar treinamento prolongado;
  • Escolha uma opção que ofereça o máximo de proteção para os seus dados e os dados dos seus clientes;
  • Por fim, não se esqueça de verificar como a empresa responsável pelo software pretende prestar suporte pelo uso dele. A equipe de suporte deve ser acessível e possuir entendimento sobre o seu produto ou serviço para prestar um bom atendimento.

Além das dicas citadas anteriormente, é preciso considerar atentamente fatores como funcionalidades, facilidade de acesso e recursos para diferentes setores e automatização. Somente a partir dessas diretrizes você conseguirá estabelecer as melhores opções para a sua empresa.

 

Saiba como o ERP “empresa” pode ajudar nas suas estratégias de marketing

Conforme você pode observar, vários são os benefícios de utilizar as informações oferecidas pelo ERP às suas estratégias de marketing. Elas possibilitam que você crie campanhas assertivas para atrair, converter e fidelizar clientes de maneira otimizada.

Contudo, você também pode perceber que para alcançar os objetivos organizacionais é preciso escolher um software que atenda às necessidades da sua empresa. Nesse sentido, conte com “empresa”. Somos especialistas em oferecer soluções integradas para bem atender a sua empresa e os seus clientes. Clique aqui e saiba mais.

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