Gestão de metas e resultados: o que é e 6 dicas de como implementar para alcançar a alta performance

gestão metas resultados

Como você gerencia as metas e os resultados da sua empresa?

Essa é uma temática em que muitos gestores e empresários ainda apresentam certas dificuldades.

É claro que crescer, se desenvolver e manter-se relevante no mercado de atuação é o desejo de qualquer um que decide abrir o próprio negócio para ter lucro. Mas, para que isso aconteça, é necessário saber conduzir os esforços das equipes e fazer um uso inteligente dos recursos que se têm disponíveis. É fundamental otimizá-los para que seja suficientes para se atingir as metas e os resultados previamente estabelecidos.

Para te ajudar, elaboramos este artigo explicando o que é gestão de metas e resultados e sua importância para os negócios que almejam a alta performance.

Continue a leitura para conferir também essas 6 ótimas dicas de como implementar esse tipo de gestão na sua empresa para aumentar o engajamento das equipes e impulsionar o crescimento do seu negócio:

  1. Faça um planejamento bem estruturado
  2. Envolva as equipes no processo de definição de metas
  3. Adote o padrão SMART na definição das metas
  4. Comunique as novas metas para as equipes
  5. Monitore os resultados 
  6. Use a tecnologia como aliada

 

O que é gestão de metas e resultados?

A gestão de metas e resultados consiste em administrar todos os recursos dos quais a empresa dispõe a fim de atingir objetivos pré-estabelecidos. Quando falamos em “recursos”, nos referimos aos recursos humanos, tecnológicos, financeiros, informacionais e quaisquer outros capazes de viabilizar a chegada da empresa ao patamar que ela almeja.

A intenção desse tipo de gestão é assegurar que as tarefas sejam bem executadas e que as equipes estejam devidamente alinhadas aos objetivos organizacionais

A gestão de metas e resultados também se preocupa em monitorar constantemente o progresso das equipes e identificar a necessidade de ajustes na estratégia adotada.

A fim de evitar imprevistos que possam comprometer o alcance dos resultados pretendidos, esse tipo de gestão busca garantir que todos os colaboradores estejam plenamente cientes sobre o que se espera deles e sobre o papel que cada um desempenha.

Fazer a gestão de metas e resultados significa também conduzir esforços com inteligência e organização.

 

6 dicas de como fazer gestão de metas e resultados 

Para ser bem sucedido na gestão de metas e resultados, existem algumas boas práticas que você precisa seguir. 

 

1 – Faça um planejamento bem estruturado

Um bom planejamento é essencial para uma gestão eficiente de metas e resultados. É nele que constarão todos os objetivos a serem alcançados, bem como:

  •  as ações necessárias para isso; 
  • o método de execução;
  •  os responsáveis pela gestão de cada ação;
  • os prazos.

Além das metas e resultados, o planejamento também precisa conter os recursos necessários, e sua respectiva distribuição para proporcionar o alcance dessas metas e resultados.

 

2 – Envolva as equipes no processo de definição de metas

Na hora de redigir o planejamento e estabelecer as metas as serem atingidas, é interessante que você, enquanto gestor, envolva as equipes nesse processo.

Ao fazer isso, é possível promover a integração entre os colaboradores, os quais podem contribuir com a perspectiva de quem está na linha de frente e conhece bem a realidade do dia a dia da empresa.

Além disso, envolver as equipes na definição de metas favorece o engajamento e mostra que a empresa se importa com o que seus funcionários têm a dizer. Isso valoriza sua participação no aspecto estratégico do negócio.

 

3 – Adote o padrão SMART na definição das metas

Outra dica importante para a gestão de metas e resultados é a adoção do padrão SMART. Isso significa que as metas estabelecidas devem ser:

  • Específicas (Specific);
  • Mensuráveis (Measurable);
  • Alcançáveis (Achievable);
  • Relevantes (Relevant);
  • Prazo bem definido (Time-based).

Entenda melhor como funciona esse padrão SMART no vídeo abaixo:

4 – Comunique as novas metas para as equipes

É na etapa de implementação que você precisa comunicar às equipes quais são as novas metas estabelecidas. Assim, os colaboradores poderão alinhar seus esforços aos resultados que precisam ser alcançados.

A intenção é garantir que todos entendam suas responsabilidades e saibam o que se espera deles. Faça reuniões com as equipes e esteja disponível para esclarecer qualquer dúvida.

 

5 – Monitore os resultados 

Mensurar e monitorar os resultados é essencial nesse tipo de gestão. Para isso, procure adotar indicadores-chave de desempenho (KPIs).

Por meio dessas ferramentas, será possível ter uma noção mais clara sobre o progresso das equipes e sobre o que tem dado certo ou errado nas estratégias implementadas.

Com base nesses KPIs, forneça feedbacks às equipes e faça os ajustes que forem necessários.

 

6- Use a tecnologia como aliada

Sistemas automatizados de gestão, como ERPs e outras ferramentas, são aliados que sua empresa não pode prescindir na hora de se organizar e perseguir suas metas.

Com eles, é possível saber em tempo real qual é o verdadeiro desempenho de seu negócio e fazer os ajustes necessários. Além disso, de posse de todas essas informações, a tomada de decisão é certeira e confiável.

Ficou claro o que é e como fazer gestão de metas e resultados? Coloque em prática as dicas que citamos neste artigo e veja o desempenho da sua empresa melhorar de maneira significativa.

 

Este post foi escrito pela equipe da Siteware, uma empresa que une pessoas, operação e estratégia em um único software, para que as empresas melhorem seus resultados, sua comunicação e sua governança.

Metas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *