Benefícios de um sistema ERP para micro e pequenas empresas

Quais são os principais benefícios de um sistema ERP para micro e pequenas empresas?

Os departamentos de sua empresa compartilham informações entre si?
Os dados de performance estão sempre atualizados?
É fácil ter acesso a eles? 
Se a maioria das suas respostas para essas perguntas foi “não”, você precisa modernizar sua gestão empresarial e adotar a transformação digital nos negócios!

Já pensou em implementar um sistema ERP completo na sua empresa?

Essa solução tecnológica não serve apenas para as grandes organizações. Mesmo que o seu empreendimento seja de pequeno ou de médio porte, esse tipo de software pode ser extremamente benéfico para sua gestão.
Neste artigo, vamos explicar o que é e quais os benefícios de um sistema ERP. Continue a leitura e saiba como ele pode te ajudar a gerenciar seu negócio de maneira mais eficiente.

O que é sistema ERP para micro e pequenas empresas?

ERP é a sigla para Enterprise Resource Planning, ou Planejamento dos Recursos da Empresa, em tradução  livre.
Um sistema ERP é uma solução tecnológica que tem como objetivo reunir todos os dados e processos de uma empresa. Trata-se de uma plataforma desenvolvida para promover a integração dos diferentes setores de um negócio.
Com um sistema ERP completo é possível unificar o fluxo de informações, evitando incongruência de dados. Composto por uma estrutura básica, esse tipo de software pode ser customizado de acordo com as necessidades específicas de cada negócio, inclusive os de pequeno e médio porte.
O ERP documenta e contabiliza todos os processos. Assim, em vez de ter vários sistemas funcionando isoladamente na empresa, tudo fica reunido em uma única plataforma. Isso permite que o gestor tenha maior controle sobre o negócio e decida com mais assertividade.
Ou seja, o sistema ERP promove a integração de todos os recursos, dados e processos de uma empresa.

Características dos módulos de um sistema ERP

Um sistema ERP é dividido em módulos que encontram-se integrados entre si. Cada módulo representa um setor da empresa e tem como base um banco de dados unificado.
As características dos módulos de um sistema ERP vão depender das particularidades da empresa que contratou essa solução. Geralmente, os módulos são os seguintes:

  • Vendas;
  • Finanças;
  • Compras;
  • Logística;
  • Estoque;
  • Faturamento;
  • Fluxo de Caixa;
  • Contabilidade;
  • Recursos Humanos;
  • Projetos.

Os sistemas ERP também são chamados de Sistema de Gestão Integrado. Veja esta ilustração exemplificando os módulos de um ERP:
Infografico SGI
A importância dos módulos de um sistema ERP está no processamento de diferentes tipos de dados. A integração desses módulos é o que possibilita quebrar as barreiras entre os diferentes setores da empresa e encará-los a partir de uma visão sistêmica.
Com um sistema ERP completo e dividido em módulos, o gestor consegue cuidar de todas atividades diárias do negócio e tomar decisões com um melhor embasamento.
Os ERPs costumam contemplar um pacote com os módulos essenciais. No entanto, você pode adquirir outros módulos complementares de acordo com as suas necessidades. 
Leia também: 7 erros inaceitáveis na implementação de um sistema de gestão

Benefícios de um sistema ERP para micro e pequenas empresas

Os benefícios de um sistema ERP para micro e pequenas empresas são vários e alguns deles já até citamos nas linhas anteriores.
As empresa que investem em sistemas de planejamento de recursos empresariais conseguem assegurar a qualidade de suas entregas e utilizar a inteligência de dados para desenvolver soluções criativas para o negócio.
Além disso, um software ERP ajuda a tornar a empresa mais organizada, com uma correta distribuição de recursos. Isso impacta positivamente no lucro, na produtividade, na eficiência dos processos e na competitividade do negócio.
Veja a seguir os principais benefícios de um sistema ERP:

1 – Gestão integrada e especializada

Com um software de ERP, é possível gerenciar os diferentes setores do negócio de maneira integrada. Isso porque, como já mencionamos, os dados e informações relevantes ficam armazenados em uma única plataforma.

2 – Processos otimizados

Com a automatização proposta pelo sistema ERP, os processos passam a ter maior fluidez e são conduzidos com maior agilidade e eficiência.

3 – Maior controle sobre os prazos

O sistema ERP facilita o controle sobre os prazos de entrega, evitando atrasos que geram insatisfação nos clientes e comprometem toda a cadeia de valor.

4 – Redução de falhas e retrabalhos

Como as informações estão dispostas em uma única plataforma, evita-se falhas e retrabalhos causados por dados deslocados da realidade e por informações que não batem.

5 – Melhoria no controle tributário

Um software de ERP pode te ajudar a ter maior controle sobre suas obrigações tributárias, evitando problemas com o Fisco que podem custar caro para o seu negócio.

6 – Controle de custos

Ao contratar uma solução de ERP, você consegue ter um controle maior sobre os custos da sua empresa. O sistema te dará um mapeamento detalhado para que você saiba o que está sendo feito com o seu dinheiro.
Ficou claro quais são os principais benefícios de um sistema ERP? Então que tal implementar essa solução tecnológica na sua empresa?
* Este artigo foi escrito pela equipe da Setting Consultoria, especializada em ajudar empresas a estabelecerem o melhor caminho entre sua situação atual e seus objetivos futuros.

Suporte por telefone ou e-mail

Horário de funcionamento

Desenvolvido por

Utilizamos cookies para fornecer conteúdos personalizados e melhorar sua experiência de navegação em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa politica de privacidade.